fbpx
 

SPED contábil (ECD) 2021: tudo o que você precisa saber

SPED contábil (ECD) 2021: tudo o que você precisa saber

O termo ECD significa Escrituração Contábil Digital e faz parte do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscais e contábeis dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.

Ele pode ser entendido como um software que é disponibilizado pela Receita Federal para envio dos balancetes, do livro diário, tudo de forma eletrônica. O principal objetivo do projeto é integrar fiscos federal/estaduais e, posteriormente, municipais, mediante a padronização, além de integrar todo o processo relativo às notas fiscais.

A importância do SPED

O principal objetivo do SPED é o combate à sonegação fiscal. Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil deixa de arrecadar mais de R$ 417 bilhões por ano com impostos, devido às sonegações das empresas.

Além disso, o SPED Contábil obriga o gestor a ter um controle das informações que constam em livros importantes do negócio (Diário, Razão, Balancetes Diários etc.) e isso faz com que haja uma diminuição de erros decorrentes de digitação e cálculo, bem como da necessidade de fazer cópias e arquivar documentos impressos.

Por fim, a relação de transparência entre os contribuintes e autoridades ajudam a estimular a economia brasileira e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é utilizado em setores como saúde e educação.

Quem deve entregar a ECD?

Devem entregar as empresas:

  • Sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real;
  • As que foram tributadas com base no lucro presumido sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), com parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita;
  • Aquelas imunes e isentas que sejam obrigadas a tal nos termos da Instrução Normativa RFB 1.252/2012.
  • Também estão obrigadas a apresentar a ECD as Sociedades em Conta de Participação (SCP), com os livros auxiliares do sócio ostensivo.

Lembrando que o SPED Contábil de 2021 é referente aos dados de 2020 e o sistema pode ser baixado, clicando aqui.

Prazo para entrega da ECD

Até o momento, o prazo de entrega é até as 23h59m59s do dia 31 de julho. As empresas que não fizerem a transmissão podem ser autuadas em até R$ 500,00 por mês-calendário. Já quem entregar com erros ou omissões está sujeito a uma multa que pode alcançar até 10% do lucro líquido.

Curadoria para conclusão do SPED 2021

Para não correr o risco de pagar alguma multa por atraso ou erro, a i7 Solution desenvolveu juntamente com a AR Gestão Empresarial um pacote de serviços com especialistas que vão te ajudar na entrega do SPED 2021.

A equipe de curadoria é especialista na tratativa desse serviço, vamos te ajudar a cumprir esta obrigação fiscal.

Para contratar ou saber mais sobre a Curadoria SPED 2021, você pode clicar aqui ou enviar um e-mail para comercial@i7solution.com.br.