fbpx
 

Monitoramento fiscal: entenda a importância para a sua empresa

Monitoramento fiscal: entenda a importância para a sua empresa

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo, e isso é quase um consenso entre empresários. Atualizações constantes, diversos tipos de tributos a serem pagos e burocracia, fazem com que algumas empresas acabem arcando com prejuízos financeiros, seja no pagamento de tributos desnecessários ou em forma de multas aplicadas pelo Receita Federal.

Entre as principais dificuldades e complexidades do sistema de tributação, está na divergência entre o estoque físico, gerencial (ERP) e o declarado ao FISCO. Com a obrigatoriedade do SPED Fiscal Digital (EFD), uma grande quantidade de indústrias, distribuidores e atacadistas acabam fazendo uma classificação fiscal indevida, gerando uma tributação incorreta de ICMS, PIS/COFINS e IPI.

AS CONSEQUÊNCIA DA TRIBUTAÇÃO ERRADA

Além do problema com o Fisco, empresas que informam erroneamente o seu produto ou declaram valores tributários errados podem sofrer penalidades como multa e perda de  benefícios fiscais.

O enquadramento incorreto da NCM, por exemplo,  pode levar tanto a recolhimento a maior, quanto a menor de tributos. Nesta última hipótese, a multa mínima por lançamento de ofício é de 75% sobre o total ou diferença do tributo, conforme o art. 44 da Lei nº 9.430/1996.

COMO AUTOMATIZAR O MONITORAMENTO DE CADASTRO?

Com o uso da tecnologia já é possível fazer o monitoramento de cadastro do estoque de forma automatizada e em tempo real. A i7 Solution trabalha com um parceiro, exclusivo, que possui a maior base de dados tributários do Brasil.

De forma totalmente integrada ao ERP da sua empresa, esse sistema faz uma varredura nos cadastros e informa, através de relatórios, os produtos a serem corrigidos. Isso garante que nenhum produto vai chegar até o consumidor final com a tributação errada ou que nenhum tributo será pago em duplicidade ou no menor valor.

BENEFÍCIOS DO MONITORAMENTO FISCAL AUTOMATIZADO

Entre os benefícios do monitoramento fiscal, podemos citar:

  • Integridade da sua empresa em relação às tributações, sem risco de ser autuado ou penalizado de alguma maneira;
  • Otimização de tempo, garantindo mais eficiência com o menor tempo de correção de informações que seja necessário;
  • Recuperação de créditos tributários que você vai poder utilizar para pagar impostos.

Se você precisa de uma solução ágil, completa e eficiente para o seu monitoramento fiscal, fale com a equipe da i7 Solution e conheça o Mix Fiscal, nossa aposta para fazer a sua empresa cumprir todos os requisitos tributários em dia e com eficiência.