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Consultoria Logística

Para Atacadistas, Distribuidores, Indústrias, Redes de Varejo e Centros de Distribuição

Vamos praticar logística?

Consultoria para atacadistas, distribuidores, indústrias com depósitos de produtos acabados e redes de varejo com centros de distribuição.
Aumento de Performance

Nossa consultoria elimina atividades desnecessárias, aumenta a performance e controle dos processos e sistematiza operações manuais para redução de erros operacionais.

Melhora Organizacional

Realizamos o estudo estatístico das demandas do produto dentro do CD, estabelecendo a melhor localização física de estocagem, capacidade e ponto de reposição de cada produto.

Aumento do Controle

Se o processo de inventário não for planejado e bem executado, o grande risco compreende em paralisar além do previsto o processamento de pedidos de venda, o faturamento e perder vendas.

Melhora no Desempenho

Estabelecemos indicadores de desempenho adequados à sua operação, que contribuem para a análise crítica e apoio para a tomada de decisão. Dessa forma, criamos um método de identificação e solução dos problemas.

Conheça Nosso Portfolio

Temos a solução certa para operações que demandam Alta Performance Logística.
Otimização de Processos Logísticos

Quando o processo logístico no centro de distribuição não contribui para o resultado da empresa, há a geração de alto índice de divergência de estoque, alto índice de avarias, ruptura de estoque, constantes atrasos de entregas, excesso de horas extras, demora para conferir, estocar, separar e conferir os produtos. Além disso, rebaixa o nível de serviço e elevar a insatisfação dos clientes.

Pensando nisso, este serviço contribuir para eliminar atividades desnecessárias, aumentar a performance e controle dos processos, sistematizar operações manuais para redução de erros operacionais, como por exemplo aplicar o uso de coletor de dados na operação.

Todos os processos do centro de distribuição são revisados e formatados conforme necessário: recebimento de mercadorias, estocagem, devolução a fornecedor, transferências de mercadorias entre endereço, abastecimento preventivo e corretivo, preparação de pedidos de venda, picking, conferência de expedição, embarque e devoluções de clientes.

Dimensionamento de Picking

Quando o produto está estocado em uma posição inadequada, o operador é obrigado a percorrer uma distância maior. Além disso, quando a capacidade e o ponto de reposição do endereço estão mal dimensionados, faz com que a empilhadeira realize o abastecimento do picking de forma frequente e desnecessária, comprometendo a reposição de estoque em outros produtos.

Com isso, há o surgimento de ruptura de estoque nos endereços de picking e, claro, o corte dos produtos nos pedidos de venda.

Pensando nisso, este serviço tem como objetivo realizar o estudo estatístico das demandas do produto dentro do centro de distribuição. Com isso, será estabelecida a melhor localização física de estocagem, além disso, definida a respectiva a capacidade e ponto de reposição de cada produto para otimização do processo de abastecimento.

Planejamento e Gestão de Inventário

A realização do processo de inventário geral ocorre, normalmente, em finais de semana, à noite e em feriados prolongados. Portanto, trata-se de uma data estratégica e que não se deve errar no planejamento e execução. Isto se deve ao fato de que os custos são elevados para a execução pois nem sempre há a oportunidade de se realizar outro inventário geral no mesmo ano.

Se o processo de inventário não for planejado e bem executado, o grande risco compreende em paralisar além do previsto o processamento de pedidos de venda, o faturamento e perder vendas.

Pensando nisso, este serviço tem como objetivo realizar o planejamento dos recursos (equipamentos e equipe), definir processo de gestão e execução de inventário, capacitar a equipe e, por fim, acompanhar a execução para garantir a conclusão dentro da agenda. Por fim, o resultado do inventário será entregue à diretoria da empresa.

Gestão por Indicadores de Desempenho

A operação logística de um centro de distribuição é complexa e dinâmica. Nem sempre são utilizados meios de se medir criteriosamente o quão eficiente e eficaz ela é.

O nível de serviço logístico, o grau de satisfação dos clientes e retrabalhos nem sempre estão disponíveis para análise e tomada de decisão. Afinal, qual a qualidade do serviço prestado pela sua empresa?

Pensando nisso, este serviço tem como objetivo estabelecer indicadores de desempenho adequados à sua operação e que contribuem para a análise crítica e apoio para a tomada de decisão. O intuito é sistematizar, criar um método que facilite a identificação e solução dos problemas. O intuito é estabelecer um processo de análise das informações gerenciais.

Gestão da Produtividade Operacional

A operação logística dispõe da divisão do trabalho nas atribuições de cada função, cada profissional possui (ou pelo menos deveria possuir) uma função definida para executar um conjunto de ações. Cada função exige um conjunto de competências e habilidades que podem variar de acordo com o nível de qualificação de cada profissional.

Entretanto, nem sempre é fácil tomar conhecimento quais colaboradores são de alta ou baixa performance. Com isso, normalmente, essa avaliação é equivocada pois fica a critério de uma análise superficial e visual sobre como o funcionário realiza seu trabalho.

O intuito é deixar de criar rótulos aos operadores (“marcha lenta” ou “o fera”, por exemplo), mas medir e acompanhar o resultado gerado por cada um e promover a política do feedback. O foco está em buscar o equilíbrio dos resultados gerados pelo time.

Pensando nisso, este serviço estabelece as métricas adequadas para cada função de forma a criar meios de comparar a produção entre os profissionais. O intuito é promover a gestão por meritocracia, onde quem produz mais será mais valorizado.

Adequação do CD para o Software WMS

O software WMS contribui para o controle do estoque por endereço, gestão da operação e possibilita aumento da performance logística. Entretanto, o software por si só trata-se de uma ferramenta de trabalho. O grande diferencial está na gestão do processo de mudança de paradigmas e na definição dos processos logísticos para que o software siga as diretrizes adequadas para a empresa.

Diante disso, caso este trabalho não seja realizado, há o risco do software não cumprir seu papel e, na pior das hipóteses, travar a operação logística e comprometer o faturamento dos pedidos de venda.

Pensando nisso, este serviço estabelece uma metodologia segura para adequação do CD com ajustes gradativos na gestão e na operação antes, durante e após a implantação do software WMS. O intuito é promover a redução dos riscos do projeto e aumentar a absorção da nova ferramenta na operação logística.

Os serviços oferecidos pela Prática Logística são provenientes do conhecimento técnico e experiência prática no mercado de atacadistas, distribuidores, indústrias e redes de varejo localizados em todo o território nacional.

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